domingo, 19 de outubro de 2014

O Choro tem espaço nas escolas formais?

A diversidade do choro, em seus aspectos musicais e culturais, o colocam em uma posição de destaque no cenário da música instrumental brasileira. Atualmente, essa linguagem musical está presente em diferentes esferas sociais e espaços geográficos, mas muito timidamente percebe-se a sua inclusão nos modelos formais de ensino em música.
O choro, a partir de seus mestres, da obra musical agregada ao gênero e de sua prática em todos os sentidos, reúne um conjunto de recursos estratégicos de ensino e aprendizagem que podem ser caros ao desenvolvimento prático do músico.
Dada a importância como linguagem musical de referência para a atuação de músicos em toda a parte do mundo, a inclusão de elementos do choro nos currículos de nossas escolas de música torna-se necessária.
Todavia, é fundamental que esta inclusão não seja concebida como mera adoção de novos conteúdos a serem trabalhados de acordo com metodologias distantes de seu contexto cultural.
A elaboração e a organização de materiais didáticos, assim como a sistematização de conteúdos musicais relacionados à prática do choro são de fundamental importância para a afirmação do gênero enquanto referência nos meios formais. Para tanto, não menos importante é a continuidade das pesquisas efetivas acerca dos processos de aprendizagem do músico chorão, considerando não só o conteúdo que esse músico aprende, mas também os diversos modos como esse músico aprende.

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